O QUE É UMA MATH TRADE (MT) ?

Video retirado do canal Mesa Secreta. Para ficar por dentro de todo material produzido, não deixe de seguir o canal.

MATH TRADE é um evento voltado para troca de jogos. Uma grande oportunidade para trocar um jogo seu por um jogo de outra pessoa a partir de triangulações geradas por um algoritmo programado para maximizar a maior quantidade de trocas dentro de um grupo. A grande sacada de uma MATH TRADE é a utilização desse sistema automatizado que permite um "círculo de trocas" onde você não estará trocando jogos diretamente com uma pessoa, mas com várias.

Vamos ver um exemplo simplificado do que é feito pelo sistema:

  • Marcelo tem um TIKAL e tem interesse em um SURVIVE
  • Lucas tem um SURVIVE e tem interesse em um PUERTO RICO
  • Renato tem um PUERTO RICO e tem interesse em um TIKAL

Se combinar direitinho dá para os 3 saírem felizes ai, não é mesmo? Então...
Dentro dessa configuração, o sistema irá possibilitar uma triangulação entre esses participantes em que cada um vai conseguir o jogo do seu interesse através de um "círculo de trocas”. Esse processo é replicado várias vezes entre todos os participantes da MATH TRADE de forma a serem realizadas o maior número de trocas possível dado os interesses de cada participante.

O QUE É PRECISO PARA PARTICIPAR?
Clique para ver

  1. Ter cadastro no site BoardGameGeek (BGG) para adicionar seus jogos na lista de trocas da MT
  2. Conhecer e estar de acordo com todas as regras da MATH TRADE
  3. Estar dentro da área de cobertura de cada Math Trade ou atender os requisitos de retirada/entrega dos jogos estabelecida de acordo com cada Math Trade
    (ex: MT Belo Horizonte, MT Sudeste,MT Brasil)
  4. Se comprometer com os prazos e datas de cada etapa da Math Trade.

CRONOGRAMA

PRIMEIRA ETAPA: Adicionando seus jogos na lista de trocas
30/07/2021 (Sexta-Feira) 9:00h BRT (UTC-3) até
02/08/2021 (Segunda-Feira) 13:00h BRT (UTC-3)

SEGUNDA ETAPA: Definição e envio da lista de desejos (wantlist)
02/07/2021 (Segunda-Feira) 13:30h BRT (UTC-3) até
04/08/2021 (Quarta-Feira) 13:00h BRT (UTC-3)

TERCEIRA ETAPA: Resultado Oficial após execução do algoritmo
04/08/2021 (Quarta-Feira) 15:00h BRT (UTC-3)

QUARTA ETAPA: Entrega dos jogos
Entre 04/08/21 (Quarta-Feira) e 07/08/21 (Sábado)
Entenda como a entrega será realizada na seção QUARTA ETAPA: Entrega dos jogos mais abaixo

AS 4 ETAPAS DE UMA MATH TRADE

Clique em cada etapa para saber mais sobre ela

Video retirado do canal Mesa Secreta. Para ficar por dentro de todo material produzido, não deixe de seguir o canal.

Você preenche a lista com os seus jogos que deseja trocar. Colocar os jogos na lista ainda não significa que você tem obrigação de trocá-los. É apenas um cadastro do que você pretende trocar. É importante cadastrar para ter visibilidade e de certa forma incentivar o cadastro.

A inclusão pode ser feita diretamente na GeekList na opção Add Item ou através do OLWLG , desde de que sua coleção esteja sincronizada com o OLWLG e os jogos marcados como "For trade".
Essa segunda opção é apenas um facilitador e recomendada apenas para quem já tem experiência com o sistema da MT e com o BGG.

Ao incluir um jogo na geeklist o OLWLG não sincroniza automaticamente, é preciso que o responsável da MT faça a sincronização manualmente.

Na inclusão do jogo é super importante descrever completamente as características e condições do jogo. Além disso informe também: Edição/Versão, Idioma, Estado do jogo (lacrado, novo, usado) e outras informações relevantes
Exemplo: Se está sleevado, se possui insert, se tem algum dano na caixa, quinas esbranquiçadas, mofo (tratado ou não), cartas amassadas, dados danificados, minis pintadas, componentes 3D, etc

Como explicado no vídeo, você também tem a opção de agrupar jogos em um único item, tentando aumentar o seu valor de troca. Caso tenha dúvidas, procure os organizadores da MT.

Como mencionado nas regras, NUNCA EXCLUA UM JOGO DA LISTA. Veja abaixo um video explicando o que você deve fazer caso desista de trocar algum item que você tenha adicionado

Video retirado do canal Igor Knop Jogos. Para ficar por dentro de todo material produzido, não deixe de seguir o canal.

Video retirado do canal Mesa Secreta. Para ficar por dentro de todo material produzido, não deixe de seguir o canal.

É o momento de selecionar os jogos que deseja e marcar por qual da sua lista você aceita trocar. A segunda fase da MT é a fase de escolha dos jogos que você deseja e a marcação dos jogos que aceita trocar pelos seus jogos. Os jogos selecionados nessa lista são os jogos que pretende receber. Não necessariamente todos os seus jogos serão trocados vai depender da escolha dos outros participantes e do algoritmo da Math Trade.

Exemplo:
Você selecionará o jogo X, Y, W e Z que deseja receber. Depois irá indicar quais desses deseja receber em troca dos que cadastrou na PRIMEIRA ETAPA.
Para o seu jogo A você marcará que aceita receber os jogos X e Y
Para o seu jogo B nenhum foi compatível para você, logo você não marca nenhuma opção e ele não será trocado
Para o seu jogo C você marcará que aceita receber os jogos Y, W e Z

Essa etapa tem 3 fases e todas essas fases são feitas no OLWLG.

FASE 2.1 - Seleção dos jogos que deseja receber

Nessa etapa você escolhe os jogos que pretende receber. Para isso, é preciso ir na lista dos jogos sincronizados, identificados pela imagem step 3 E clicar na imagem step 4 para cada jogo que deseja incluir na lista dos jogos que pretende receber.

FASE 2.2 - Marcar os jogos que deseja trocar pelos seus

Nessa etapa você escolhe os jogos que pretende trocar pelos seus. Os números em vermelho só ajudam para ordenar a lista dos jogos. Para isso é preciso ir na lista dos jogos selecionados para troca pela imagem abaixo.

tabela de trocas

A tabela apresenta um exemplo de como funciona a marcação do que deseja trocar. As linhas correspondem aos jogos que você adicionou na lista que pretende receber
As colunas correspondem aos seus jogos que você adicionou na lista que pretende trocar, na primeira etapa.
Marcar o quadradinho indica que aceita enviar o seu jogo da colun correspondente para receber o jogo da linha correspondente.

Nesse exemplo significa que aceito enviar o Pulsar 2849 para receber o Chaos in the Old World.
Tenha muita atenção nessa fase para não marcar jogos por engano!! Essa seleção que é utilizada pelo algoritmo de trocas.

FASE 2.3 - Confirmar suas escolhas

Após marcar todos os quadradinhos referente as suas escolhas, é necessário confirmar essa escolha submetendo a mesma. Para isso é preciso clicar no botão verde How to Submit Your List e depois clicar no botão Submit My Wants.

submiter lista de trocas

Após clicar no "Submit My Wants" é apresentada uma tela de confirmação de envio da sua lista.

DICA: Como evitar itens duplicados?
Fique atento! Se você selecionar um mesmo jogo de pessoas diferentes, você pode ser surpreendido no resultado, tendo que receber duas cópias do mesmo jogo. Para que isso não aconteça assista o vídeo tutorial abaixo explicando como evitar esse problema.

ATENÇÃO! Linhas vermelhas no final do processo indicam que algo está errado na sua proteção de duplicados. Fique atento para as marcações dos quadradinhos nesses casos. Caso tenha algum problema ou dúvida, entre em contato com os participantes do grupo ou com os organizadores.

Video retirado do canal Fabio Vinicius Binder. Para ficar por dentro de todo material produzido, não deixe de seguir o canal.

Video retirado do canal Mesa Secreta. Para ficar por dentro de todo material produzido, não deixe de seguir o canal.

O sistema calcula as trocas e define o resultado. Após esse resultado é obrigatório o envio dos jogos.
Exemplo: O resultado indica que vc vai receber o jogo X de Maria e enviar o jogo A para João.

Como funciona o sistema que gera o resultado da Math Trade?
O OLWLG gera um arquivo de entrada para o TradeMaximizer, que é o sistema que gera o resultado da MT. O TradeMaximizer tem como objetivo encontrar o resultado que possui a maior quantidade de trocas, podendo gerar vários círculos de trocas.

O resultado é apresentado da seguinte forma, onde cada linha do “gives” indica para que você deve enviar o jogo e a para cada linha do “receives” indica o jogo e de quem você vai receber:

Exemplo:
— 1. gives “Catacombs Conquest (5)” to ftola (324)
— 2. gives “Pulsar 2849 (8)” to joaoclaudio (119)
— 3. gives “My Village (6)” to pedrocaetano (277)
— 4. gives “Codenames: Pictures (70)” to TORUGO (21)
— 5. gives “London (Second Edition) (238)” to TORUGO (14)
++ 1. receives “7 Wonders Duel (212)” from cahnove
++ 2. receives “Chaos in the Old World (96)” from joetantobr
++ 3. receives “Carcassonne: Safari (320)” from fabioosmar
++ 4. receives “Kingdomino (118)” from ergli
++ 5. receives “Duel of Ages II (105)” from nmiguel

Repare que você poderá receber e entregar jogos para várias pessoas, uma vez que o algoritmo calcula trocas indiretas.
E esse resultado é obrigatório o envio, pois foi uma escolha sua!

Após a divulgação do resultado oficial é chegado o momento da entrega dos jogos. Cada Math Trade possui regras específicas para essa etapa. Algumas definem um dia e local para que todos façam as trocas presencialmente, outras definem um prazo para o envio utilizando algum serviço de entrega, como transportadoras e correios.

Entregas na Math Trade BH
Ainda vivemos um período de pandemia e o processo de entrega de jogos pode ser delicado para algumas pessoas, por esse motivo não existe a obrigatoriedade que os jogos sejam entregues no LudoCafé, elas podem ser realizadas de forma independente e combinadas diretamente entre os envolvidos.
No entanto, todos aqueles que já estão frequentando a casa terão condições especiais durante a semana de trocas da Math Trade.

ATENÇÃO! Todos aqueles com jogos a receber poderão sugerir a entrega direta. Caso os envolvidos não entrem em um acordo, os jogos deverão ser enviados para a LudoCafé e retirados também na luderia. Todos poderão optar por utilizar algum serviço de entrega por aplicativo. Nesses casos os custos do envio é de responsabilidade de quem deveria entregar e o de retirada daquele que irá receber.
Exemplo: Renato deve entregar um jogo para Lucas. Ao entrar em contato com ele, uma das partes não concorda com o proposto e não chegam em um acordo. Renato deve então deixar o jogo na Ludocafé, arcando com os os custos da entrega e Lucas deverá buscar o jogo na luderia arcando com os custos da retirada. Ambos poderão utilizar aplicativos de entrega/retirada.

Entregas na LudoCafé

Na última Math Trade realizada em BH, fizemos um dia de evento para todos se encontrarem e trocarem jogos. Apesar de ter sido um dos dias mais memoráveis do LudoCafé, as medidas atuais necessárias para segurança contra o Covid impossibilitam um grande evento com a casa cheia. Mas todos os participantes ainda poderão utilizar a casa das seguintes formas:

  • A primeira opção é a de receber jogos e guarda-los até que a outra parte passe e pegue. Dessa forma o LudoCafé será um ponto de entrega e retirada de jogos. Diminuindo assim a circulação, no lugar de ter que fazer várias viagens para entregar e receber jogos você pode concentrar tudo em um só local. Criaremos um sistema seguro de senhas para que não haja confusões nas entregas.

  • A segunda opção é a de marcar de jogar no LudoCafé, reservando uma mesa entre os dias 27/07 e 01/08 e anunciar que estará por lá para entregar e receber jogos. Entre esses dias, participantes da MT e todos os convidados da reserva (que deverá respeitar nosso limite atual de pessoas por mesa) terão seu Couvert Lúdico revertido inteiramente em consumação. Além disso,teremos promoções durante toda a semana para comemorar o resultado da MT, com descontos em sanduíches, porções e bebidas.
Cartão Fidelidade Especial (Edição Math Trade)
Todos que participarem da MT trocando jogos no LudoCafé ganharão um cartão de fidelidade da MT garantindo uma rolagem de 1d10% de desconto vitalício no LudoCafé. Condição não cumulativa com cartões adquiridos em outras MT
CONFIRA UM FAQ COM AS DÚVIDAS MAIS FREQUENTES E ALGUMAS DICAS
AGORA QUE JÁ SABE TUDO, VENHA PARTICIPAR DA MATH TRADE
E DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP PARA TIRAR SUAS DÚVIDAS E INTERAGIR!